O setor de distribuição de energia elétrica opera de acordo com regras específicas que buscam a garantia da modicidade tarifária a partir do compromisso entre a qualidade do produto e do serviço prestado e a garantia do equilíbrio econômico-financeiro das empresas de distribuição através do custeio de despesas e remuneração dos investimentos realizados no sistema. Qualquer desbalanço nesse compromisso coloca em risco a sustentabilidade do setor, impactando de forma significativa a vida de milhões de consumidores de energia.
Nesse contexto, a realização de estudos de avaliação dos investimentos considerando as regras regulatórias definidas é fundamental para assegurar que os recursos sejam alocados de maneira eficaz para a manutenção do serviço com a qualidade requerida e garantia da remuneração necessária à manutenção da atratividade do negócio.
A dificuldade na avaliação de investimentos na rede
Investimentos realizados em sistemas de distribuição produzem uma série de impactos técnicos em seu desempenho, para os quais são definidas regras regulatórias de incentivos e penalizações em função de modelos de metas e custeios.
Em contextos de limite orçamentário para investimentos na expansão e melhoria do sistema, somado a um arcabouço regulatório que prevê a adição de novos investimentos à base de remuneração em janelas de 4 ou 5 anos, é fundamental a avaliação não só do impacto dos investimentos no sistema, mas os efeitos que o seu deslocamento no tempo pode trazer para a rentabilidade do negócio, além do desempenho da rede.
Assim, é fundamental a possibilidade de avaliação de diferentes cenários, que considerem múltiplas combinações de investimentos, visando não só a análise do desempenho técnico, econômico e regulatório de um investimento isoladamente, mas a avaliação de possibilidades de planos de investimentos que garantam o equilíbrio econômico-financeiro da concessão ao mesmo tempo em que atendam satisfatoriamente o mercado.
Como realizar estes estudos de priorização de investimentos?
Neste contexto, a Sinapsis desenvolveu a solução ARIES. O ARIES é um sistema para Avaliação Regulatória de Investimentos na Expansão do Sistema, que avalia a rentabilidade de investimentos para melhoria do serviço de distribuição de energia elétrica considerando diferentes cenários técnicos, regulatórios e financeiros, subsidiando a construção de um plano de investimentos eficiente, sinalizando a priorização de obras e permitindo uma visão global e comparativa entre distintas soluções.
Quer saber mais sobre o ARIES? Acesse aqui a página do nosso produto!