
Resiliência Climática: Preparando as Redes para Eventos Extremos
Temperaturas extremas, enchentes, ciclones, queimadas. Os eventos climáticos extremos estão mais frequentes. Como o setor de energia tem se preparado para esse cenário?
Conheça nosso blog, onde estamos postando, todo início de mês, tudo que você quer saber sobre energia, mercado, tecnologia e mais um montão de assuntos:
Temperaturas extremas, enchentes, ciclones, queimadas. Os eventos climáticos extremos estão mais frequentes. Como o setor de energia tem se preparado para esse cenário?
No episódio institucional do SINAPcast, você conhece a trajetória da Sinapsis, desde sua concepção até a consolidação como uma referência em inovação no setor elétrico brasileiro. A conversa percorre o DNA da empresa, suas áreas de atuação e os princípios que orientam a criação de soluções aplicáveis e transformadoras.
O aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos impõe uma nova agenda para o setor de energia. Mais do que reparar danos, as distribuidoras precisam investir em resiliência: antecipar impactos, planejar ações e adaptar suas estruturas para um cenário climático cada vez mais imprevisível.
No novo episódio do SINAPcast, exploramos os impactos da transição energética sobre o setor de distribuição elétrica. O avanço da eletrificação, o crescimento da geração distribuída e as mudanças no perfil de consumo estão pressionando as distribuidoras a se adaptarem com mais inteligência, agilidade e visão de futuro.
No novo episódio do SINAPcast, discutimos a importância da inovação no setor elétrico brasileiro. A conversa explora o que significa inovar em um ambiente regulado, os desafios para transformar pesquisa em produto e como a Sinapsis tem atuado na criação de soluções que, de fato, geram valor para distribuidoras de energia.
A inteligência artificial vem ganhando espaço como uma das principais tecnologias para modernizar o setor elétrico. Das análises de rede à automação de processos, a IA tem o potencial de tornar as operações mais eficientes, confiáveis e orientadas por dados. Mas como isso acontece na prática dentro das distribuidoras?
A realização de estudos de avaliação dos investimentos considerando as regras regulatórias definidas é fundamental para assegurar que os recursos sejam alocados de maneira eficaz para a manutenção do serviço com a qualidade requerida e garantia da remuneração necessária à manutenção da atratividade do negócio.
Na rede de fornecimento de energia elétrica, as perdas técnicas têm sido uma preocupação constante para distribuidoras. Essas perdas representam a quantidade de energia dissipada durante o processo de transmissão e distribuição, resultando em impactos ambientais, econômicos e operacionais. Neste post, exploramos a natureza das perdas técnicas na distribuição de energia e soluções operacionais para este problema.
Temos acompanhado ao longo dos anos uma série de alterações climáticas que acarretam eventos extremos cada vez mais frequentes no país.
Um conceito fundamental que desempenha um papel crucial na operação eficiente e confiável dessas redes é a “hosting capacity” (capacidade de hospedagem). Neste post, vamos explorar o significado e a importância desse conceito nas redes elétricas e entender como ele influencia a adoção de energias limpas. Vamos mergulhar nesse assunto!
Este artigo apresenta o sistema automatizado de cálculo e consulta de Hosting Capacity de Geração Distribuída – GD, disponível para o acessante e para o planejador, otimizando os esforços para as análises de conexões de GDs.
Sem a introdução massiva de carros não poluentes nas cidades e rodovias do mundo, o equilíbrio da crise climática se torna, em última análise, impossível.
Com o mundo ficando cada vez mais consciente dos efeitos humanos na natureza, seja através de desastres naturais, aquecimento global ou efeito estufa, mais alternativas têm surgido em prol de amenizar a situação. Dentre essas alternativas, a mobilidade elétrica se apresenta como uma ótima opção e tem crescido consideravelmente em escala global.
Este trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento de metodologia e aplicativo computacional para cálculo segmentado de perdas e balanço energético.
A partir da integração de dados contábeis, de georreferenciamento e de manutenção de equipamentos de subestações, é possível gerar relatórios utilizando business intelligence, e indicar os ativos mais depreciados e seu impacto na base de remuneração da empresa.
Este trabalho visa desenvolver modelos de negócio de comercialização de energia mais condizentes com o cenário e tecnologias atuais, focando não somente nos grandes players, mas também nos pequenos geradores de Geração Distribuída (GD).
Este trabalho visa desenvolver uma metodologia e ferramenta para a simulação e projeção do CVA para diferentes períodos e cenários de condições sistêmicas, com o cálculo de métricas de risco e estimativa de eventos no mercado de curto prazo.
Quando falamos em Geração Distribuída (GD), estamos falando da produção de energia de forma descentralizada, deixando de lado a condução via linhas de transmissão de longa distância, com a geração próxima ao local de consumo.
A Sinapsis Inovação em Energia foi criada em 2008, quando uma equipe de engenheiros formados pela Escola Politécnica da USP se uniu, e com genialidade, criatividade e tecnologia, decidiram dar vida para projetos do mercado de energia e setores adjacentes.
Agora é só clicar no botão abaixo e fazer o download do seu ebook.
Agora é só clicar no botão abaixo e fazer o download do seu eboo.
Agora é só clicar no botão abaixo e fazer o download do seu ebook.
Agora é só clicar no botão abaixo e fazer o download do seu eboo.